"A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria."
(Santo Agostinho)

---------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Deus proíbe a confecção de imagens?


Não.
Esta idéia foi criada por diversas denominações religiosas protestantes, que utilizam erroneamente de passagens bíblicas como Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7, etc. Mas a principal passagem usada pelos protestantes para tentar confundir os católicos é a do livro do Êxodo:
"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem."(Ex 20,4-5).
Bem, agora vejamos.
Nesta passagem do livro de Êxodo Deus proíbe a confecção de imagens para serem adoradas, ou seja, Deus proíbe que as imagens sejam feitas para roubarem a adoração, que a Igreja alega ser EXCLUSIVAMENTE de Deus. Sendo assim, a Igreja não permite a adoração de imagens, pois a adoração é unicamente da Trindade Santa (Pai, Filho e Espírito Santo).
Várias são as passagens que indicam que Deus permite a confecção de imagens, COMO OBJETO DE RESPEITO E VENERAÇÃO, E NÃO DE ADORAÇÃO
. Ex 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4 e etc.
"E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo." (Nm 21,8-9)
"Este [Ezequias] tirou os altos, e quebrou as estátuas, e deitou abaixo os bosques e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera, porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã."(2Rs 18,4)
Note que no primeiro texto de Nm 21,8-9, Deus não só permitiu o uso da imagem, como também a utiliza para o seu serviço; e a transforma em objeto de benção para seu povo, sinal de Seu amor por Israel.
E no segundo texto de 2Rs 18,4 a mesma serpente de metal que outrora foi construída por Moisés, é repudiada por Deus. Tornou-se objeto de adoração pois "os filhos de Israel lhe queimavam Incenso". Deram a ela o culto devido somente a Deus. A Serpente de metal perdeu como nos mostra o texto, o seu sentido original, porque os filhos de Israel "não obedeceram à voz do Senhor, seu Deus; antes, transpassaram seu concerto; e tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram."(2Rs 18,12)
Aí fica mais que claro que Deus não condena o uso das imagens sacras e sim a idolatria. É importante lembrarmos que há muitas outras formas de idolatria, como o amor ao dinheiro, aos bens matérias, etc.; que substituem o amor que devemos ter somente por Deus.